Alguns modelos hidrológicos aplicados à drenagem urbana são consagrados pela literatura, no entanto, apesar da excelência destes modelos, em muitas circunstâncias eles devem ser às adaptados a situações particulares, tais como a modelagem de estruturas diferenciadas ou em cenários específicos. Visando propiciar maior flexibilidade ao usuário, foi desenvolvida a Hydrolib como uma biblioteca hidrológica aberta, que com a correta utilização e conhecimentos básicos de programação, o hidrólogo terá condições de construir seus próprios modelos e adaptá-los da forma que melhor os convêm.
A biblioteca hidrológica Hydrolib foi escrita em Python, e tem seu código fonte aberto, podendo assim, ser adaptada por meio de modificações nas funções existentes ou por meio de novas rotinas. A biblioteca também conta com as vantagens que a linguagem tem a oferecer, como a simples sintaxe e ampla documentação, por ser uma linguagem gratuita, por poder ser utilizada em ambiente multiplataforma (Windows, Linux, Andriod, Ios, etc), possuir vasta quantidade de bibliotecas disponíveis (LUTZ, 2009) e por sua precisão de 53 bits para números flutuantes (Python Software Foundation, 2015).
Para construir um pacote computacional ou um modelo a partir da biblioteca Hydrolib, o usuário precisa escrever uma rotina que deve importar as funções da biblioteca na ordem desejada. Essa rotina pode ser escrita em qualquer linguagem de programação, já que códigos em Python podem ser chamados por rotinas escritas em outras linguagens (LUTZ, 2009, p. 15).
Na versão atual o usuário pode fornecer uma série de precipitação observada e/ou fornecer os parâmetros da equação IDF para gerar uma série de precipitação desacumulada. Há somente um tipo de equação IDF habilitada nesta versão, no entanto, está preparada para incorporar novos tipos no futuro.
A biblioteca possui rotinas de ordenamento de séries pelo método dos blocos alternados, cálculo de precipitação efetiva utilizando o método de separação do escoamento superficial elaborado pelo National Resources Conservation Center – EUA; cálculo de tempo de concentração pela equação de Kirpich; cálculo de hidrograma unitário triangular sintético; convolução; plotagens para operações de chuva-vazão; cálculo e plotagens de cenários de chuva-vazão; cálculo de saída de vazão de reservatórios e método de Puls simplificado. No Quadro 6 encontram-se uma breve descrição das funções presentes na Hydrolib no momento de desenvolvimento desse manua. Como a atualização da biblioteca é mais rápida que a escrita da sua documentação, verifique dentro do próprio código eventuais alterações.
Os autores da Hydrolib são: Daniel Allasia <dga@ufsm.br>, Vitor Geller vitorgg_hz@hotmail.com, Rutineia Tassi e Lucas Tassinari
Para citar a biblioteca utilize o seguinte forma:
GELLER, V; ALLASIA, D. G ; TASSI, R.; TASSINARI, L. 2020. Hydrolib v0.2-beta. DOI: 10.5281/zenodo.3986824
Contato