O telhado verde do Jardim Botânico da UFSM (JBSM) é um projeto que surgiu a partir da cooperação de uma equipe multidisciplinar envolvendo engenharia sustentável, paisagismo e educação socioambiental. A partir de inúmeras atividades educativas desenvolvidas pelo JBSM, voltadas a construção de uma consciência ecológica e ambiental de preservação da natureza e manutenção dos ecossistemas, com a construção do Telhado Verde pretende-se receber visitantes das mais diversas faixas etárias para lazer e contemplação, oferecendo mais uma opção de espaço que aproxime as pessoas da natureza, que chame a atenção para a diversidade e a beleza das plantas.
A importância e benefícios do Telhado Verde do Jardim Botânico não se limita apenas a nossa universidade e a comunidade científica, mas principalmente a comunidade geral da região, benefícios nos quais resultam em uma melhor qualidade do ar, regulação térmica urbana e no próprio edifício, desenvolvimento da biodiversidade urbana no âmbito da fauna e flora, benefícios acústicos e energéticos, promoção da saúde e bem-estar, promoção da estética e recreação, e também possibilita o gerenciamento qualitativo e quantitativo das águas pluviais. Além disso, surgem ainda as qualificações indiretas, principalmente interligadas a economia de recursos em todas as esferas. A comunidade poderá desfrutar de todos esses benefícios e debater a importância dos telhados verdes, e ecotecnologias, para a sustentabilidade. Dito isso, um novo prédio com estrutura de telhado verde do JBSM está em construção, conforme mostra a ilustração abaixo.
O Grupo Ecotecnologias participa ativamente do JB. Ficou curioso, escreva-nos ou acesse: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccne/jardim-botanico/