O monitoramento hidrometeorológio é a base para compreender o ciclo d’água, a dinâmica dos processos hídricos, as precipitações e fenômenos atmosféricos e outros aspectos meteorológicos que influenciam no dia a dia da sociedade.
No entanto, como a obtenção de dados implica na instalação de sistemas de monitoramento, em geral, com elevados custos de instalação e operação, isso pode inviabilizar a sua utilização. Assim, nos últimos anos têm sido realizadas pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sensores alternativos econômicos, seguros e precisos, baseados em plataformas de prototipagem, tais como Arduino.
Dessa forma, um dos principais focos de pesquisa, tem sido a aquisição de dados, especialmente de funcionamento de estruturas sustentáveis voltadas à gestão das águas da chuva (LID-Low Impact Development and BMPs-Best Management Practices), permitido um melhor conhecimento da dinâmica dos processos e funcionamento das estruturas para a realidade brasileira, e local. As atuais aplicações estão evoluindo para o monitoramento do nível de água em redes de drenagem e em rios. Trata-se de tecnologia estratégicas e, no Brasil, um país carente de informações, e com sérias restrições orçamentárias.
O protótipo desenvolvido e testado, mostrou grande eficiência, elevada precisão e qualidade de medição significativamente melhor que os sensores comerciais testados e com um custo de apenas uma fração do valor do sensor comercial. Atualmente a pesquisa já está produzindo o primeiro protótipo de estação convencional de monitoramento hidroclimatológico e evoluindo para um datalogger específico para monitoramento hidroambiental, totalmente programável e 100% compatível com o já consolidado IDE Arduino.
Quer saber mais?
MINETTO, B. ; ALLASIA, D. G. ; TASSI, R. . Ecologer. 2021. Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512021000388-8, data de registro: 09/03/2021, título: “BR512021000388-8” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.