ReSWMM é um aplicativo para o Storm Water Management Model – SWMM (Modelo de Gestão de Drenagem Urbana – SWMM), da U. S. Environmental Protection Agency (US EPA) desenvolvido por equipes do Ecotecnologias da universidade de Auburn (EUA) e Santa Maria (UFSM).
ReSWMM analisa vários aspectos de uma determinada rede de drenagem ou esgoto e ajuda o profissional a identificar possíveis problemas para sua simulação no SWMM, como pontos críticos, erosão, ponto de deposição, aprisionamento de ar, instabilidades de modelagem etc. e sugerindo soluções alternativas para a maioria deles.
Essa versão do ReSWMM, que é distribuída em forma totalmente gratuita, é focada no desenvolvimento de discretização espacial artificial no modelo SWMM impactando de forma muito positiva nos resultados da simulação em condições transientes no SWMM. O algoritmo de propagação usado pelo SWMM representa o sistema como um sistema de nós (nodes) e trechos (links), que normalmente representam os trechos e poços de (PV)s ou singularidades de um sistema de drenagem (denominado abordagem Link-node).
O SWMM não emprega pontos de cálculo intermediários entre dois nós adjacentes. Esta solução representa bem as condições típicas das águas pluviais, no entanto, em algumas situações altamente dinâmicas, como pressurização rápida de condutos, aprisionamento de bolsões de ar na rede de drenagem, picos de pressão, e até mesmo casos de golpe ariete, adicionar uma discretização espacial artificial (DEA), juntamente com a forma completa das equações de St. Venant, traz melhorias significativas aos resultados do SWMM.
O ReSWMM é capaz de ler e editar o arquivo de entrada SWMM, recomendando um intervalo de tempo ideal para a propagação das vazões baseado nos trabalhos de Roesner et al. (1988) e Vasconcelos et al. (2018). Na sequencia, após análise da rede, é capaz de sugerir e criar uma discretização espacial artificial colocando nós de cálculo intermediários (nós fictícios) entre nós reais.
Três tipos de discretização estão disponíveis em sua versão atual:
• Discretização de intervalo regular: coloca um número regular de nós fictícios entre os nós reais.
• Discretização de intervalo fixo: limita o espaço máximo e mínimo entre nós fictícios por um limite máximo e mínimo.
• Discretização com base em diâmetro: define o número de nós fictícios em cada link com base em uma razão entre o comprimento do conduíte e o diâmetro / profundidade máxima.
Este aplicativo pode ser acoplado no SWMM como um complemento ou executado como um aplicativo independente. As seções a seguir descrevem como adicionar essa ferramenta ao SWMM e como executá-la como um aplicativo independente. Além disso, é fornecido um exemplo mostrando os resultados dessa ferramenta.
Exemplo de discretização tradicional (Link-node approach).
Discretização especial artificial baseada no diâmetro.
Diversos estudos como:
PACHALY, R.L.; VASCONCELOS, J.G.; ALLASIA, D.G.; TASSI, R; BOCCHI, JP. Comparing SWMM 5.1 Calculation Alternatives to Represent Unsteady Stormwater Sewer Flows. JOURNAL OF HYDRAULIC ENGINEERING. v.146, p.04020046 – , 2020.
PACHALY, R.; VASCONCELOS NETO, J. G.; ALLASIA, D. G.; MINETTO, B. Field Evaluation of Discretized Model Setups for the Storm Water Management Model. JOURNAL OF WATER MANAGEMENT MODELING. , v.27, p.1 – 10, 2019.
Mostram que a utilização dessa discretização espacial artificial diminui significativamente as instabilidades do SWMM em situações de eventos extremos, como os típicos de dimensionamento de redes de drenagem na realidade brasileira.
Obtenha uma versão gratuita da ferramenta abaixo.
Deseja apoio para simulações em condições extremas além do ReSWMM. Precisa projetar ou revisar um sistema complexo ? Entre em contato.
Como citar:
PACHALY, R.L.; VASCONCELOS, J.G.; ALLASIA, D.G. 2020. ReSWMM. https://doi.org/10.5281/zenodo.3970865.
Contato