Drenagem urbana
Bocas de lobo, redes, galerias, canais, reservatórios e outras estruturas sensíveis a chuvas curtas e intensas.
Chuva de projeto e risco hidrológico
Informação atualizada para transformar duração, frequência e intensidade da chuva em critérios de projeto — com atenção às diferenças entre eventos curtos, acumulados persistentes e locais sem séries observadas completas.
As relações intensidade–duração–frequência (IDF) são uma referência central para estimar a chuva de projeto. Elas apoiam o dimensionamento e a avaliação de obras, mas precisam ser escolhidas conforme a localidade, a duração crítica, o tempo de retorno e a escala do sistema analisado.
Bocas de lobo, redes, galerias, canais, reservatórios e outras estruturas sensíveis a chuvas curtas e intensas.
Obras em bacias maiores podem responder a volumes acumulados por mais de 24 horas, além dos picos subdiários.
Chuvas de projeto apoiam estudos de erosividade, drenagem rural, estruturas hidráulicas e avaliação de risco.
Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, chuvas persistentes provocaram um desastre hidrometeorológico de escala excepcional no Rio Grande do Sul. Municípios ficaram isolados, pontes e estradas colapsaram, áreas urbanas e rurais foram inundadas e milhões de pessoas foram afetadas. Na reconstrução, tornou-se evidente que séries históricas e relações de chuva usadas até então já não eram suficientes, sozinhas, para representar a severidade e a duração do evento.
Como parte de um esforço mais amplo de instituições e equipes do estado, o Ecotecnologias trabalhou na atualização do conhecimento sobre chuvas intensas no Rio Grande do Sul, com foco na Região Central e na Campanha. A nota técnica de Tassi et al. (2026) incorpora eventos históricos e recentes e oferece novas referências para planejamento, projetos e avaliação de risco.
A análise de Santa Maria mostra que a raridade do evento muda conforme a duração examinada. Os acumulados de 48 a 96 horas revelam uma chuva muito mais persistente e excepcional do que a leitura isolada de 24 horas.
Curta duração e persistência são problemas diferentes. Chuvas subdiárias continuam essenciais para microdrenagem e pequenas bacias. Para pontes, travessias e bacias com maior tempo de concentração, também é necessário examinar acumulados multidiários, distribuição temporal, umidade antecedente e abrangência espacial.
Tassi et al. (2026) atualizaram equações para a Campanha e a Região Central do Rio Grande do Sul usando a maior extensão temporal disponível em cada estação e incorporando eventos históricos e recentes, incluindo 1941, 2023 e 2024. O estudo contempla Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Saicã, Santa Rita, Torquato Severo, Três Vendas, Santa Maria e Santana do Livramento.
As séries completas fornecem a referência local recomendada. Um período comum entre as estações também foi analisado para comparação espacial, mas não substitui as curvas obtidas com os dados de cada localidade.
Uma IDF é uma estimativa pontual. Sua aplicação em bacias exige examinar precipitação areal, distribuição temporal, condições antecedentes, duração crítica e modelagem hidrológico-hidráulica compatível com o projeto.
Basso, Allasia e Tassi (2017) compararam informações históricas de chuvas intensas usadas por Pfafstetter e Torrico com uma base de mais de cem equações IDF recentes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Os resultados indicaram aumento das chuvas intensas em grande parte da Região Sul, embora com exceções no extremo sul e em setores costeiros ao norte. Isso reforça que uma equação IDF não deve ser tratada como referência permanente: a data, a extensão e a representatividade da série precisam fazer parte da decisão de projeto.
Uma hierarquia simples ajuda a evitar o uso automático de relações antigas ou inadequadas.
Quando existir uma série local consistente e uma IDF recente, ela deve ser a primeira referência, dentro do domínio de duração e tempo de retorno estudado.
Ferramentas como Brasil IDF ampliam a cobertura e apoiam a seleção de equações, inclusive em análises de clima atual e futuro.
A tese de Raviel Basso propõe equações regionais para cinco regiões homogêneas do RS, explicitando limites de duração, tempo de retorno e incerteza.
Diversas iniciativas vêm ampliando a disponibilidade de equações IDF no Brasil. Ainda assim, as lacunas das redes de monitoramento — especialmente de registros subdiários longos e consistentes — tornam inviável obter uma curva construída com observações locais para cada município, bairro ou ponto de projeto. Por isso, técnicas de regionalização, equações generalizadas e estimativas por sensoriamento remoto continuam necessárias no Rio Grande do Sul e no restante do país.
Torrico (1974) organizou o Brasil em isozonas com comportamento semelhante das chuvas intensas. Basso et al. (2016) revisaram essa proposta com informações de mais de mil relações IDF e atualizaram limites e coeficientes. O método permite transferir relações entre durações dentro de regiões hidroclimaticamente coerentes, mas a proximidade geográfica, sozinha, não garante representatividade.
Para chuvas curtas, os métodos generalizados de Bell (1969) e Chen (1983) permitem estimar relações de duração e frequência a partir de estatísticas locais mais simples. Basso, Allasia e Tassi (2019) avaliaram o método de Bell e uma modificação baseada em dados diários para o dimensionamento de microdrenagem no Rio Grande do Sul. Os resultados mostram utilidade prática, mas também reforçam a necessidade de respeitar os dados de entrada, as durações, os tempos de retorno e a região para os quais cada procedimento foi validado.
Schiavo Bernardi et al. (2015) combinaram estimativas do satélite TRMM com o método de Bell para estudar chuvas extremas no Rio Grande do Sul. A abordagem ampliou a leitura espacial em áreas pouco monitoradas, porém apresentou diferenças relevantes em relação aos pluviômetros. Dados orbitais devem, portanto, complementar as observações e a regionalização — não ser tratados como substitutos diretos de medições locais.
Fensterseifer et al. (2013), com participação de Cesar Augusto Fensterseifer e Jean Ricardo Favaretto, analisaram Porto Alegre usando uma rede experimental de 14 pluviômetros e estimativas TRMM. O estudo identificou diferenças estatisticamente significativas entre partes da cidade, incluindo cerca de 100 mm na precipitação média anual e diferenças de até 20% nos maiores acumulados diários observados. O resultado evidencia que urbanização, relevo e mecanismos locais podem produzir nuances que uma extrapolação direta não capta.
A tese de Basso (2019) avança nessa direção ao integrar dados diários, informações horárias e o produto MSWEP para propor equações regionais em cinco regiões homogêneas do Rio Grande do Sul. É outra ferramenta para preencher lacunas, com faixas explícitas de duração, tempo de retorno e incerteza.
Boa prática: usar a melhor informação local disponível; quando ela não existir, combinar métodos regionais ou generalizados com estatísticas locais, dados orbitais e conhecimento do microclima. A incerteza deve ser explicitada e compatibilizada com a escala e a segurança da obra.

O Brasil IDF permite visualizar e exportar equações e intensidades de chuva. A seção de clima atual reúne milhares de equações derivadas de máximos anuais diários; a seção de clima futuro oferece estimativas em grade com cenários climáticos.
A ferramenta é uma referência de alcance nacional. Para as nove localidades cobertas pela nota de 2026, consulte também as curvas locais atualizadas e as respectivas limitações.
TASSI, R. et al. (2026). Curvas IDF atualizadas para localidades da Campanha e Região Central do Rio Grande do Sul após o evento extremo de 2024. Nota técnica. DOI 10.5281/zenodo.16879030.
BASSO, R. E.; ALLASIA, D. G.; TASSI, R. (2017). Changes in the Behavior of Heavy Rainfall in the Southern Brazil. Geophysical Research Abstracts, 19, 5464. Ver na biblioteca do Ecotecnologias.
BASSO, R. E.; ALLASIA, D. G.; TASSI, R. (2016). Revisão das isozonas de chuvas intensas do Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, 21(4), 635–641. DOI 10.1590/S1413-41522016133691.
BASSO, R. E.; ALLASIA, D. G.; TASSI, R. (2019). Vazão de projeto na microdrenagem em locais sem dados de precipitação: estudo para o Rio Grande do Sul. Ambiente Construído, 19(3), 233–247. DOI 10.1590/s1678-86212019000300335.
SCHIAVO BERNARDI, E. C. et al. (2015). TRMM rainfall estimative coupled with Bell (1969) methodology for extreme rainfall characterization. Proceedings of the IAHS, 369, 163–168. Ver na biblioteca do Ecotecnologias · DOI.
FENSTEINSEIFER, C. A. J. et al. (2013). Investigation of urban-induced rainfall in Porto Alegre, Brazil using TRMM satellite rainfall estimation. IAHS-AISH Publication, 359, 7–13. Ver na biblioteca do Ecotecnologias.
BELL, F. C. (1969). Generalized rainfall-duration-frequency relationships. Journal of the Hydraulics Division, 95(1), 311–328. DOI 10.1061/JYCEAJ.0001942.
CHEN, C.-L. (1983). Rainfall intensity-duration-frequency formulas. Journal of Hydraulic Engineering, 109(12), 1603–1621. Acessar na ASCE.
BASSO, R. E. (2019). Estimativa de chuvas intensas em locais sem dados no Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado, UFSM. Acessar no Manancial/UFSM.