Telhados Verdes – Conceito

Os Telhados Verdes (TVs) consistem em um sistema artificial multicamadas aplicadas às coberturas das edificações. Basicamente, existem três tipos: o intensivo, de maior profundidade de substrato (suportando plantas de maior porte, arbustos e árvores); extensivo, com pequena espessura de substrato (suportando plantas de menor tamanho); e o semi-intensivo, com características intermediárias. Conforme figura abaixo, as camadas que compõem um telhado verde são:

  • Camada de Vegetação: cobertura vegetal, com aplicações de plantas selecionadas especificamente ao tipo de telhado escolhido.
  • Substrato: constituído pelo ambiente para desenvolvimento das plantas, fornecendo água e os nutrientes necessários ao seu crescimento, em uma estrutura equilibrada e de baixo peso.
  • Geotêxtil (tecido permeável): é uma camada filtrante que separa as camadas de vegetais e substrato da camada de drenagem. Basicamente sua função é evitar que partículas finas sejam carregadas para fora do substrato, evitando a colmatação e mantendo a eficiência da camada de drenagem.
  • Sistema de Drenagem: camada destinada a retenção e escoamento do excesso de precipitação.
  • Camada Protetora: fornecer proteção física para a membrana de impermeabilização contra o crescimento das raízes da vegetação.
  • Impermeabilização: tem a função de impedir a infiltração da água na estrutura da cobertura, isolando e protegendo o mesmo da umidade proveniente das precipitações.
  • Estrutura do Telhado: dimensionada para suportar o carreamento imposto pelas camadas subjacentes.

Esse conjunto de camadas proporciona uma série de benefícios para a edificação ao qual foi implantado e para a região do entorno, das quais destacam-se: melhoria da qualidade do ar, devido a retenção das partículas suspensas e poluentes e sequestro de carbono; a regulação térmica da edificação devido a inércia térmica proporcionada pelas camadas; benefícios energéticos, devido ao controle térmico, reduzindo a necessidade de instalação de condicionadores de ar; isolamento acústico devido a absorção das ondas sonoras; desenvolvimento de biodiversidade urbana, pela habitação de pequenos animais; a melhoria da qualidade da água, por meio da filtragem das águas pela vegetação; e controle do escoamento pluvial, atuando na retenção e detenção do escoamento gerado pelas precipitações.

O Grupo Ecotecnologias está ativamente inserido em pesquisas de telhados verdes!